fbpx

EXPLORE

Conheça Simão de Cirene, Aquele Que Ajudou Jesus a Carregar a Cruz

Quem ajudou Jesus a carregar a cruz? A resposta está além do indivíduo citado vindo de Cirene, havia ali ajuda mais que física. Entenda aqui.

Quem ajudou Jesus a carregar a cruz? A resposta para esta pergunta pode ser fácil ao apontarmos um individuo e seu nome.

Em primeiro lugar, o Evangelho de Marcos descreve que Jesus foi levado à praça de Pilatos, onde foi condenado à morte. Exatamente no capítulo 15, versículo 21, encontramos a resposta:

E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. Marcos 15:21

Em segundo lugar, o Evangelho de Lucas também descreve o ato de ajudar a Jesus a carregar a cruz por meio de Simão de Cirineu:

E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus. Lucas 23:26

Então, Jesus  foi levado para o Calvário, e foi acompanhado por uma grande multidão de pessoas.

Em Marcos, os detalhes do episódio acaba neste versículo.

Entretanto, em Lucas, encontramos mais indícios de que não apenas Simão de Cirino ajudou Jesus a carregar a cruz.

Vamos entender?

Não foi apenas Simão quem ajudou Jesus a carregar a cruz

Essa afirmação somente é possível a partir dos relatos presentes no Evangelho de Lucas:

E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Lucas 23:27

Em resumo, lamentar-se por alguém é uma forma de demonstrar solidariedade e apoio. É uma maneira de expressar nossa tristeza e compaixão por aqueles que estão sofrendo. Isso é fundamental em qualquer processo de discipulado.

Desta forma, aquelas mulheres a lamentar-se por alguém, estavam mostrando compreensão pela dor de Jesus, solidárias ao seu sofrimento.

Desse modo, aquelas mulheres tentavam se colocar em seu lugar, de modo que pudessem compreender o que Jesus estava sentindo e, assim, ajudar em solidariedade, apoio, orações.

A atitude delas nos lembra da importância de nos comprometermos com a missão, mesmo quando nos sentimos impotentes diante das dificuldades.

Afinal, ao ajudar Jesus a carregar a cruz, Simão, o Cirineu, estava assumindo sua responsabilidade, o que nos ensina que, mesmo quando não temos escolha, devemos seguir em frente com determinação e coragem.

Esta passagem também nos ensina que, quando nos sentimos sozinhos, podemos encontrar apoio em outras pessoas.

Por fim, nosso desejo é que você, assim como Simão, o Cirineu, possa encontrar sua Identidade em Cristo.

Recomendamos também a leitura de:

– 6 Formas Bíblicas de Invocar a Deus nas Nossas Vidas

– Meditando o Evangelho de Hoje: Um Guia Prático

– Versículo Sobre Amar a Deus: 19 do Antigo ao Novo Testamento

fabio picco

Fábio Picco

AUTOR

Como fundador do Instituto de Ensino Jesus Diário, destaca-se no campo de pesquisa de estudos bíblicos expositivos e práticos. Seus estudos têm apresentado o Evangelho na prática para centenas de milhares de pessoas, com mais de 2.3 milhões de estudos lidos em 140 países nos últimos meses aqui no site. Hoje dedica-se na produção dos materiais do Instituto. 

REVISÃO DISCIPULADO

REVISÃO MEDITAÇÃO

REVISÃO IDENTIDADE EM CRISTO

REVISÃO FAMÍLIA E EVANGELIZAÇÃO

Leia também:

Receba Estudos Bíblicos no seu Email -->
Receba Estudos Bíblicos no seu Email!
error: Copia não autorizada devido a Direitos Autorais.