fbpx

EXPLORE

Passagens sobre Amar a Deus: 19 Versículos do Antigo ao Novo Testamento

Não encontramos apenas um versículo sobre Amar a Deus na Bíblia, mas vários deles. Aqui você encontra estes versículos organizados.

O amor a Deus é um tema central na Bíblia e não encontramos apenas um versículo sobre amar a Deus, afinal, o amor a Deus é reiterado várias vezes ao longo das escrituras sagradas.

O amor a Deus é essencial para uma relação saudável com Ele e é algo que deve ser cultivado diariamente através da meditação no Evangelho e deve ser amplamente trabalhado em qualquer processo de discipulado.

A Bíblia nos ensina que devemos amar a Deus acima de tudo.

Por isso, apresentaremos a seguir versículos sobre amar a Deus dentro do antigo e do novo testamento, visto que é o princípio número 1 da nossa Identidade em Cristo. e necessária compreensão para invocar a Deus, conforme escrevemos em 6 Formas Bíblicas de Invocar a Deus nas Nossas Vidas.

Conheça agora.

Versículo sobre Amar a Deus no Antigo Testamento

 

O primeiro versículo sobre Amar a Deus encontramos já em Deuteronômio:

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5).

Neste mesmo livro, logo em seguida, encontramos outro:

“Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9). 

E outros três versículos sobre amar a Deus, criando conexão:

“E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, pede a você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje dou a você para o seu próprio bem?” (Deuteronômio 10:12-13).

Ainda, dentro de Deuteronômio:

E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Deuteronômio 11:13). 

Pouco adiante, agora no livro de Josué, encontramos:

“Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus” (Josué 23:11).

O livro de Salmos é uma coletânea de 150 hinos e orações da Bíblia hebraica, escritos principalmente por Davi.

Nele, encontramos não apenas um versículo sobre amar a Deus, mas dois em especial.

Ainda, o livro de Salmos contém uma variedade de gêneros literários, incluindo louvor, adoração, súplicas, lamentações e agradecimentos, e trata de temas como a justiça de Deus, a proteção divina, a fidelidade de Deus e o sofrimento humano.

“Eu te amo, ó Senhor, minha força” (Salmos 18:1).

Outro:

“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida” (Salmos 116:1-2). 

Ainda, encontramos um versículo sobre a amar a Deus em Isaías, um dos livros mais importantes da Bíblia, especialmente devido as profecias sobre Jesus.

Para complementar, este livro é atribuído ao profeta Isaías, que viveu no século 8 a.C. em Jerusalém, e que, além de falar sobre a necessidade de amarmos a Deus, também inclui uma grande variedade de temas, tais como a justiça social, a fé e a confiança em Deus, e a necessidade de arrependimento.

“E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança” (Isaías 56:6). 

Versículo sobre Amar a Deus no Novo Testamento

versiculo amar a deus sobre todas as coisas

É possível encontrar mais versículos sobre amar a Deus no Novo do que no Antigo Testamento.

Certamente, isso acontece porque Jesus não veio para revogar a lei, mas para cumpri-la:

“Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra” (Mateus 5:17-18).

Aliás, um vídeo publicado no canal Dois Dedos de Teologia é coerente na resposta da pergunta Jesus Veio Cumprir a Lei?

Sendo assim, iremos compartilhar com você as passagens onde encontramos versículos sobre amar a Deus.

Curiosamente, encontramos a afirmação sobre amar a Deus em todos os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Mateus

O primeiro deles está no primeiro livro do Novo Testamento, Mateus,  e é dito por Jesus:

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:36-40).

Marcos

Por conseguinte, em Marcos, encontramos outro versículo sobre amar a Deus:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Marcos 12:30).

Afinal, o Evangelho de Marcos é considerado o mais antigo dos quatro evangelhos e narra a vida, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo de uma forma enérgica, como um servo sofredor que veio para cumprir as profecias do Antigo Testamento.

Lucas

Adiante, temos o Evangelho de Lucas, escrito com um enfoque especial na humanidade e compaixão de Jesus, especialmente em relação aos pobres, aos doentes e aos marginalizados.

Adicionalmente, é o único dos quatro evangelhos que inclui o relato da infância de Jesus e contém muitos detalhes sobre sua vida e suas parábolas que não são encontrados nos outros três evangelhos.

Um versículo sobre amar a Deus está no capítulo 10:

“Ele (Jesus) respondeu: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e Ame o seu próximo como a si mesmo” (Lucas 10:27).

João

O último Evangelho é de João. Ele narra a vida, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo, assim como os outros, porém, tem um enfoque especial na divindade de Jesus.

Este Evangelho apresenta Jesus como o Filho de Deus, o Logos (a Palavra) e o Verbo (a expressão da vontade de Deus), e também apresenta muitos discursos e ensinamentos de Jesus que não são encontrados nos outros três evangelhos.

Ademais, João é considerado o mais teológico dos quatro evangelhos, dirigido a um público mais maduro e esclarecido, e tem um estilo mais poético do que os outros evangelhos.

Lembramos também que os livros de 1 João, 2 João e 3 João também referem-se ao Apóstolo João.

Desta forma, encontramos somente no Evangelho e livros de João, pelo menos, 4 versículos sobre amar a Deus.

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (João 14:15).

Outro versículo sobre amar a Deus:

“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14:21).

Já nas cartas, João dedica em um mesmo capítulo dois versículos sobre amar a Deus:

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10). 

E:

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: Eu amo a Deus, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão” (1 João 4:19-21). 

 

Versículo sobre Amar a Deus em outros livros do Novo Testamento

Além dos quatro Evangelhos, encontramos mais versículos relacionados a primeiro e maior mandamento, que é amar a Deus.

O livro de Tiago, também conhecido como a Carta de Tiago, é uma carta escrita por Tiago, irmão de Jesus e líder da Igreja primitiva em Jerusalém, para os cristãos judeus dispersos pelo Império Romano.

Ele escreveu para encorajá-los a perseverar na fé e a praticar a justiça, enquanto enfrentavam perseguição e dificuldades, e é uma mistura de ensinamentos morais e práticos, e também contém uma forte defesa da fé e da obediência às leis de Deus, como vemos no primeiro capítulo:

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12). 

Ademais, outro versículo sobre amar a Deus encontra-se no capítulo quatro:

“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4). 

Para concluir, não podemos deixar de citar outro versículo sobre amar a Deus em Romanos, sendo esta uma carta de Paulo:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).

O amor a Deus deve ser completo e não deve ser limitado a uma parte de nós ou a um versículo sobre amar a Deus. Devemos amá-lo com todo o nosso coração, alma, mente e forças, como a Sua própria Palavra nos revela.

Em suma, o amor a Deus também é mostrado através da obediência às Suas palavras e leis. Obedecer aos mandamentos de Deus é uma forma de mostrar nosso amor por Ele.

A Bíblia também nos ensina que devemos amar a Deus com sinceridade e não apenas com palavras. Devemos seguir o exemplo de Jesus e amar a Deus de verdade, não apenas dizer que o amamos.

Amar a Deus é algo que deve ser cultivado diariamente. Isso inclui oração, estudo da Bíblia e obediência às Suas palavras.

Quando cultivamos um amor verdadeiro por Deus, Ele se torna o centro de nossas vidas e nos dá a paz e a felicidade que procuramos.

Que Ele possa abençoar sua vida.

fabio picco

Fábio Picco

AUTOR

Como fundador do Instituto de Ensino Jesus Diário, destaca-se no campo de pesquisa de estudos bíblicos expositivos e práticos. Seus estudos têm apresentado o Evangelho na prática para centenas de milhares de pessoas, com mais de 2.3 milhões de estudos lidos em 140 países nos últimos meses aqui no site. Hoje dedica-se na produção dos materiais do Instituto. 

REVISÃO DISCIPULADO

REVISÃO MEDITAÇÃO

REVISÃO IDENTIDADE EM CRISTO

REVISÃO FAMÍLIA E EVANGELIZAÇÃO

Leia também:

Receba Estudos Bíblicos no seu Email -->
Receba Estudos Bíblicos no seu Email!
error: Copia não autorizada devido a Direitos Autorais.