fbpx

EXPLORE

Encontros Diários com a Palavra: Meditando o Evangelho de Hoje

Meditando o Evangelho de Hoje é uma meditação guiada que permite que Deus grave Seus pensamentos em seu coração.

Diariamente Deus tem algo para nos revelar, e iniciar o dia meditando no Evangelho de hoje é o alimento de revelação que devemos desejar.

Você pode praticar meditação do Evangelho de hoje clicando aqui ou navegando na lista abaixo:

Diariamente Deus tem algo para nos revelar, e iniciar o dia meditando no Evangelho de hoje é o alimento de revelação que devemos desejar.

Você pode praticar meditação do Evangelho de hoje com nossos devocionais diários, clicando aqui. 

Assim, semelhante a oração, a meditação alimenta o nosso espirito para que ele produza frutos, sendo umas das formas de Invocar a Deus.

Até por que qual é a árvore que, sem nutrientes, frutifica?

Assim, Deus adora revelar a sua natureza para os seus filhos, tanto é que relevou o que queria de Sua natureza através da Bíblia.

Tão importante quanto, é que a meditação nos ajuda a construir a nossa Identidade em Cristo.

Para complementar o devocional publicado hoje em nosso Instagram, leia mais para saber como meditar na Palavra de Deus.

Conhecendo a Deus no Evangelho de Hoje

Por meio da sua Palavra conhecemos suas virtudes, sua perfeição, sua justiça, sua onisciência, sua onipresença, sua onipotência, o que Lhe agrada, o que O desagrada e que Ele amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todos aqueles que crerem em Jesus não pereçam, mas tenham a vida Eterna. Tal qual você pode ler aqui sobre João 3:16: Estudo.

A primeira passagem bíblica que fala sobre medição é dita pelo próprio Deus:

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”. (Josué 1:7-8).

Nesta passagem, Deus dá todos os elementos para uma vida cristã próspera e bem sucedida: meditar de dia e de noite, para não se desviar. Isso significa ter a Palavra de Deus presente na nossa boca para afastar todos os pensamentos maus e pecaminosos. Jesus fez isto quando foi tentado no deserto.

Mais ainda, outra orientação de que devemos meditar no Evangelho diariamente, está no primeiro Salmo de Davi:

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmos 1:1-3).

Deus não mente. Se Ele diz que quem medita encontrará Sua natureza, sabedoria e prosperará, devemos ser sedentos nesta busca.

Deus é fiel meus irmãos e irmãs! A boa notícia é que neste conteúdo você encontrará um guia para meditar diariamente na Palavra de Deus, de forma consistente e prática.

Além disso, isso complementa a Identidade em Cristo, um conteúdo que se aprofunda nos ensinamentos e práticas de Jesus.

Vamos começar?

A Confusão sobre Meditação

Qual é a primeira imagem que lhe vem a mente quando o assunto é meditação?

Se você entrar agora mesmo no Google, digitar ‘meditação’ e buscar imagens relacionadas a esta palavra, você será surpreendido.

Consequentemente, notará que o resultado desta pesquisa será muito semelhante a imagem que a sua mente criou: pessoas sozinhas, em um ambiente inspirador, na posição de lótus, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.

E isso é errado? Não, de forma alguma.

Ao mesmo tempo, por sermos carne e de natureza pecaminosa, nossa mente é estimulada a significar as coisas de acordo com a opinião e sugestão do que os outros dizem a respeito de algo, algo próximo do “efeito de manada“.

Com a meditação não é diferente. Como é prática de meditação foi e é muito difundida pela cultura oriental, principalmente pelo budismo, é normal que o nosso modo de agir, atuar, esteja adaptado ao coletivo comum, ao “maria vai com as outras”.

Em contrapartida, o efeito do coletivo comum nos leva a um problema: se você não está sozinho(a), se você não está em um ambiente inspirador, fora da posição de lótus, com as pernas livres e com os pés no chão, ou deitado, significa que você não está apto para meditar ou está meditando corretamente.

O fato de estarmos fora do que é “desejado” faz com que nosso desejo, inspiração e ação sejam reduzidos, retraídos e abandonados.

São pensamentos maus brotados pelo inimigo que lhe induzem a pensar que não irá conseguir, que não irá funcionar, que é melhor dormir ou assistir a um filme, ou até mesmo que a Palavra de Deus não passa de uma grande bobagem.

Por isso, é necessário ressignificar a meditação, principalmente quando falamos da Palavra de Deus.

Ressignificando a Meditação na Palavra de Deus

O primeiro passo para ressignificar algo é voltar ao começo. Por isso, voltamos ao significado de meditação segundo o dicionário léxico:

verbo transitivo
1. Pensar atenta e profundamente sobre alguma coisa; refletir; ponderar
2. Preparar algo antecipadamente; ter o projeto de fazer alguma coisa; projetar

verbo intransitivo
3. Refletir em alguma coisa; pensar
4. Praticar meditação

nome masculino
5. Ato ou efeito de realizar o exercício de concentração mental; meditação

Etimologia
Do latim: meditaris

A palavra “meditar” surgiu da raiz latina “meditatum”, que quer dizer “ponderar”, mas o significado mais comum que vemos é o que vem também do latim “meditare” e significa “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.

Desse modo, agora vem a pergunta que não quer calar…

O que ou quem é o centro da sua vida?

Quantas vezes por dia colocamos nós mesmos no centro de tudo? Quantas vezes por dia colocamos nosso conjugue no centro de tudo?

E tantas colocamos filhos no centro de tudo? Ou o nosso trabalho, estudos, familiares, amigos, prazeres, e esquecemos que o verdadeiro caminho que a nossa mente precisa percorrer é na Palavra de Deus?

Em contraste, para aquele que confessou Jesus como seu Senhor e Salvador, a resposta correta está em Mateus 22:36-40:

Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Deus é o centro, a meditação é o caminho que nos leva a Ele e a oração é o que nos torna íntimos Dele. Somente quando percorremos o caminho e construímos intimidade com Deus, é que nossos pedidos são atendidos.

Lembremos de Tiago 4:3:

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

Portanto, como receber as bençãos que o Senhor confia a nós se sequer conhecemos o que é pedir corretamente?

Primeiro: por acaso chegamos em uma hamburgueria e pedimos pizza? Ou então em uma loja de sapatos e pedimos roupas?

Segundo: meditar é um esforço mental onde você decide o que ou quem será o centro do seu pensamento: Deus, a si mesmo, os outros ou “as coisas”.

Para terminar este tópico, gostaria de trazer a reflexão de Owen Crane sobre a meditação:

“A melhor maneira de explicar isso é pensar em uma vaca no campo. De verdade, as vacas captaram a ideia correta sobre meditação. Deixe-me explicar. Uma vaca tem quatro estômagos para ajudar a processar a grama que come. Quando uma vaca come grama, ela a engole até o estômago, onde é parcialmente digerida. Então, ela regurgita a grama parcialmente digerida, mastiga-a um pouco mais e depois a engole para o segundo estômago e assim por diante até que a grama esteja totalmente digerida. É assim que devemos meditar na palavra de Deus.”

Elias Silva diz que meditar “significa deixar Deus gravar Seus pensamentos em seu coração”. Você gostaria que isso acontecesse?

Agora, vamos guiar você nos principais elementos para meditar na Palavra de Deus.

Como se deve meditar na Palavra de Deus?

Quando estamos meditando o Evangelho de hoje, não é necessário rituais ou grandes preparações, como ambientes inspiradores, isolamento, silêncio ou posições que desafiam a gravidade.

Por favor, isso não significa que você não possa adotar tais elementos. Não queremos ser legalistas, tampouco libertinos.

Além disso, no artigo 6 Formas Bíblicas de Invocar a Deus nas Nossas Vidas, mostramos que ao fazermos a Leitura e Medição na Palavra, estamos invocando a Deus.

Jesus afirma em João 4:24 que Deus é Espírito. Olhando em Salmos 139, e sabendo que Deus é Espírito, aprendemos que Ele é onipresente, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Sabendo que Deus é Espírito, podemos considerar que a sua onipresença é verdadeira.

1. Escolha Deus como centro

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6:24).

Já falamos que o que antecede a meditação é a nossa escolha do que ou quem será o centro. Isso porque a meditação é sobre o caminho a ser percorrido em direção ao centro, ao que realmente importa.

Deus é tão bom que deixou que eu e você escolhesse-mos o que ou quem seria o centro de nossas vidas. Sendo assim, não há como meditar em sua Palavra se houver algo ou alguém como centro. Citamos acima Jesus falando sobre a incompatibilidade em servir a dois senhores.

Deus não pode ficar mais para a direta, nem um pouco para a esquerda, nem abaixo, nem acima.

Assim, o primeiro passo para meditar é escolher Deus como centro, em primeiro lugar. Sempre.

2. Consistência: todo dia é dia

Você escolheu Deus como centro, e a meditação será o caminho para você aprender mais sobre Ele.

Caminhar em direção a Deus exigirá que você “negue a si mesmo, dia a dia”, como Jesus afirma em Lucas 9:23, o que significa que o caminho, dependendo de você mesmo, não será fácil.

Nem tampouco a caminhada será curta e breve. Mesmo que ela durasse toda a sua vida, não seria suficiente.

E é aqui onde muitos irmãos e irmãs param. Ao nos aproximarmos de Deus, nossa natureza pecaminosa gritará e iniciaremos batalhas espirituais que nem sempre são perceptíveis, principalmente no começo da caminhada. Olha a recomendação que encontramos em Efésios 6:11-18:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Enquanto caminhamos para nos revestirmos da armadura de Deus, pensamentos maus brotados pelo inimigo irão nos induzir a desistir, e os motivos serão diversos: sono, falta de tempo, trabalho, filhos, família, doenças, necessidades de sobrevivência mundana. Não caia nisso.

A mesma falta de vontade em ler e meditar na Palavra de Deus, é igual a falta de vontade que as vezes você tem em ir ao trabalho, a academia, em fazer algo em família. Mesmo sem vontade, faça.

Em nossas lutas diárias, a consistência é nossa maior aliada. Já citamos aqui Josué e Salmos, onde Deus fala sobre “meditar de dia e de noite” em Sua Palavra.

Não é domingo, ou segunda, ou terça e quinta. É todos os dias.

O que pode ajudá-lo na consistência é determinar, faça chuva ou faça sol, que a sua meditação iniciará sempre pela manhã, antes de um evento, e persistirá durante o dia. Ou a tarde, noite. Determine!

Assim, após 21 dias, a meditação se tornará um hábito, uma rotina. Acredite, ao se criar uma rotina, você sentirá falta de fazer aquilo, tornando mais fácil a ação de fazê-lo.

3. Ambiente

Jesus afirma em João 4:24 que Deus é Espírito. Em Salmos 139, aprendemos que Deus é onipresente. O Espírito de Deus está onde Ele quer estar.

Escolha um lugar tranquilo e confortável para meditar. Encontre um lugar que seja calmo e livre de distrações, como barulhos ou pessoas presentes.

Porém, encontre o que funciona para você.

Talvez meditar no seu trabalho seja complicado devido a alta concentração, entregas, filas ou outros motivos. Então simplesmente evite enquanto estiver trabalhando e deixe para a pausa, para o trânsito, no almoço ou janta.

Jesus fala, nesta mesma passagem, que o que é importa é a conexão em verdade e em Espírito.

Não deixe que a falta de um ambiente ideal prejudique sua meditação.

4. Tenha um Propósito

Tenha um propósito específico para sua meditação.

Talvez você queira se concentrar em um versículo específico ou em uma determinada passagem da Bíblia. Tenha um objetivo claro em mente antes de começar a meditar.

Meditando o Evangelho de hoje significa extrair um ou mais versículos para meditar e conhecer mais sobre Deus e do seu propósito eterno para as nossas vidas.

Você pode abrir sua Bíblia, em um livro específico ou de forma aleatória, e encontrar uma passagem para meditar. Simples assim.

Mas aproveitamos este tópicos para indicar outras fontes organizadas de meditação diária.

@ojesusdiário

Nas rede sociais e grupos de aplicativos do Jesus Diário, entregamos diariamente uma passagem das Escrituras Sagradas para meditação, compartilhando elas para nossa comunidade.

A vantagem é que, como você abrirá seu celular pelo menos uma vez ao dia, poderá receber o versículo separado por nós e meditar nela. Escolha seu canal para se conectar conosco:

Instagram do @ojesusdiario

Existe ainda a possibilidade de você extrair uma passagem bíblica utilizando aplicativos ou sites. Colocarei aqui os melhores:

Glorify

Trata-se de um aplicativo bem simples e intuitivo. Como eles mesmos se descrevem:

Planeje sua adoração diária e adquira bons hábitos rapidamente com versículos bíblicos, devocionais, meditações guiadas e espaço para oração e reflexão.

Na App Store, possui avaliação 5.

Aplicativo da Bíblia

Este aplicativo é muito bom e evoluiu muito de um ano para cá. Além de ofertar a Bíblia inteira e versões de escritas, integrou funções interessantes.

Este aplicativo tem como função facilitar o acesso ao conteúdo cristão através da tecnologia, disponibilizando no seu dispositivo móvel um modo simples e prático para acessar a palavra de Deus em qualquer lugar e a qualquer momento.

O aplicativo permite leitura dinâmica, pesquisa rápida, marcar e salvar passagens e claro, receber diariamente versículos.

bibliaon.com

O site BíbliaOn disponibiliza a Bíblia Sagrada na versão NVI, listagens com versículos sobre diversos temas e artigos sobre variados assuntos à luz da Bíblia. Com a exceção do texto bíblico, todo o conteúdo do site é produzido por equipe própria.

O BíbliaOn foi criado para disponibilizar a Bíblia Sagrada em versão online e abordar temas relevantes da vida humana à luz da Bíblia e da fé cristã evangélica.

Além disso, desejam ajudar os usuários, através de seus conteúdos, a se aprofundarem em seus relacionamentos com Deus e a colocarem em prática as disciplinas espirituais.

Diariamente, eles publicam maravilhosos Devocionais, com versículos, explicação e oração. Acesse clicando aqui.

5. Faça uma Oração

Antes de meditar na palavra de Deus, faça uma oração simples como “Pai, o Senhor pode me ensinar mais sobre você?”

Ou “Pai, o Senhor pode abrir minha mente e meu coração para aprender mais de ti?”

Deus adora responder a orações simples, pois é Seu desejo se relevar a quem O procura. Qualquer segundo com Deus é preciso demais, e a oração nos proporciona esta intimidade com Ele.

Além disso, a oração é sobre invocar a Deus, como citamos no conteúdo 6 Formas Bíblicas de Invocar a Deus nas Nossas Vidas.

Peça ao Espírito Santo que ilumine a sua mente e o seu coração enquanto você medita na Palavra de Deus.

Feita a oração inicial, siga para o próximo passo!

6. Leia devagar e com os lábios o(o) versículo(s)

Ler com os lábios significa expressar verbalmente algo que está sendo lido pelo olhos.

Esta expressão verbal tem como resultado o som. Ou seja, você pode ler em voz baixa, normal ou alta. Como preferir e o ambiente possibilitar.

Esta leitura não deve significar uma busca por decorar a passagem. Se você estiver com seu celular por perto, é só abrir novamente a publicação do Jesus Diário, do Glorify, do Aplicativo da Bíblia ou a Bíblia On para relembrar o texto, ou claro, o próprio livro da Bíblia.

Leia a passagem da Bíblia várias vezes. Tentando compreender o contexto e o significado das palavras.

Se o ambiente não permitir a vocalização do(s) versículo(s), expresse apenas mentalmente.

Leve um caderno e uma caneta para anotar as suas reflexões e insights. Isso pode ajudá-lo a se concentrar e a se lembrar das coisas importantes que você aprendeu durante a meditação.

Leia no seu ritmo, se expresse e siga para o próximo passo!

7. Primeiro Passo: Meditando o Evangelho de hoje

O primeiro passo da meditação em si começa a partir de agora.

Pense nas palavras e nas frases da passagem e tente entender o que elas significam.

Você pode usar um dicionário bíblico ou um comentário para obter ajuda com palavras ou frases desconhecidas.

A verdade é que Deus revelará coisas diferentes sobre si para pessoas diferentes. E agora, Deus começará a revelar para você a Sua Palavra, conforme o seu coração e o seu relacionamento com Ele.

Faça perguntas sobre a passagem. Por que o autor escreveu isso? O que ele queria que as pessoas soubessem? Como isso se relaciona com outras passagens da Bíblia?

Destaco aqui a importância de perguntas que você poderá fazer durante o dia, a si mesmo:

– É
– Onde
– São
– Qual
– O que
– Quem
– Quando
– Com

Para trazer mais praticidade a , vou colocar aqui um exemplo em João 8:12, quando Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

É:

Jesus é a luz do mundo? O que Jesus falou é verdade? É o que Deus quer para mim?

Onde:

Para onde devemos andar? Onde mais eu encontro esta afirmação? Onde aplico este mandamento?

São:

O que são luz e trevas? Quem são as pessoas que posso compartilhar esta mensagem?

Qual:

Então, qual o motivo de Deus ter falado isto? Qual deve ser meu comportamento daqui em diante? Qual é o contexto desta passagem?

O que:

Pense o que Jesus quis dizer com luz do mundo? E o que Ele já disse sobre como o seguir? Ou o que eu posso mudar em mim para servir corretamente? O que preciso fazer para seguir Jesus? Será que o que eu preciso fazer é de fato fugir das trevas? O que me impede de seguir isto? O que eu preciso fazer para mudar?

Quem:

Eu e quem mais segue Jesus? Quem é a luz? Eu e quem ainda andam em trevas? E quem mais eu posso orientar e discipular na Palavra de Cristo?

Por que:

Reflita: Por que Deus revelou isto? Por que Jesus é a luz.

Quando:

Será quando preciso seguir Jesus? Quando teremos luz? Quando irei aplicar isto na minha vida?

Como:

E como eu posso seguir Jesus? Como posso aplicar isso na minha vida? Como posso propagar isto para minha comunidade ou para minhas redes sociais?

Em Qual:

Mas em qual situação eu posso aplicar este ensinamento? Em qual contexto este(s) versículo(s) foram apresentados?

Não se preocupe em usar todas as perguntas na sua meditação. Este é apenas um caminho que poderá lhe ajudar na reflexão e no pensamento da passagem durante o dia.

E principalmente: Pense sobre como a passagem se aplica à sua vida. Como você pode aplicar o que aprendeu ao seu dia a dia?

8. Escreva a Reflexão do Evangelho de Hoje

O ato de escrever é uma importante ferramenta para todos nós.

Quantas vezes você já interagiu com o teclado do seu smartphone, computador ou com o lápis ou caneta, somente hoje?

Isso não significa que você precisa ter um caderno específico a tira colo para anotar ou escrever o que Deus esteja revelando. Muitas vezes, pela própria praticidade, seu smartphone pode ser a melhor opção.

O ato de escrever ocorre do começo ao fim do processo de meditar no evangelho de hoje.

Novamente, não existem regras, faça como achar melhor. Mas escreva. Isso porque escrever ajuda a:

– Memorizar
– Aprender
– Na ansiedade
– Lidar com as emoções
– Na depressão
– Em desabafar

Se você acompanha o @jesusdiario em alguma rede social, a dica que damos é para você usar o próprio espaço de comentários das publicações que usou para meditar, e escrever tudo aquilo que Deus tem lhe revelado, a sua compreensão e qualquer outro ato que, ao escrever, irá lhe ajudar.

Praticando a escrita onde for, ela ajudará você a organizar e a juntar os dados escritos para a construção de uma informação mais completa, servindo como base para um registro e acompanhamento futuro, de modo que não esquecerá.

9. Meditar na Palavra de Deus Dia e Noite

Aqui está a segunda etapa do processo de meditação: a reflexão.

Quando estamos meditando no Evangelho de hoje, e já estamos guiados pelos itens anteriores, a etapa da reflexão é o ciclo que durará durante todo o seu dia.

E aqui não tem regras, é repetir ou, como citado por Owen Crane no começo deste guia, ruminar.

Se você já escolheu o(s) versículo(s), orou e leu em voz alta (dentro do possível), você terá muito tempo daqui em diante para meditar.

O segredo aqui é fazer com que a sua mente resgate a Palavra de Desus e aplique, durante o dia todo, as perguntas apresentadas no primeiro passo. Se você segue o @ojesusdiario em alguma rede social, abra o aplicativo e leia novamente a passagem de meditação diária.

De todo modo, se você está iniciando, recomendamos o uso do seu despertador para que ajude você a lembrar de pausar e “ruminar”. Sim, o inimigo estará rodeando você, fazendo aparecer mais trabalho, problemas, interrupções, tudo para interromper sua meditação.

Coloque o despertador para a cada 2 (duas) horas. Cada vez que ele vibrar ou tocar, busque o(s) versículo(s) escolhido, o qual já orou e leu, e resgate novos pensamentos, novas perguntas, escreva, reflita.

É incrível como Deus ajudará você tanto na reflexão e compreensão, como também na aplicação prática de transformação pessoal.

Meditando o Evangelho de hoje não deve ser um evento único de um horário do dia. Deus disse a Josué para meditar em Sua palavra dia e noite. A ideia é de um hábito diário, contínuo e vitalício de mediação bíblica.

Pense sobre como a passagem lhe toca emocionalmente. Como ela faz você se sentir? O que ela diz sobre o caráter de Deus e sobre a sua relação com Ele?

10. Peça Ajuda

É muito provável que você encontre dificuldades na interpretação de um ou mais versículos. Aplicando as perguntas corretamente identificaremos que muitas delas não sejam imediatamente relevadas e surjam muitas dúvidas, principalmente na aplicabilidade delas para nossas vidas.

Sempre que isso acontecer, peça ajuda.

Lembra do ato de escrever? A prática da escrita ajudará você a relembrar dos questionamentos e dúvidas a serem esclarecidas.

Sabemos que a internet também está repleta de exegeses bíblicas corretas, mas também, de tantas outras igualmente equivocadas.

Para esclarecimentos pré-propostos, indico o canal Dois Dedos de Teologia, do Pastor e Teólogo Yago Martins. Existem muitos vídeos e temas que podem estar relacionados a uma aplicação prática e que, diante de uma boa teologia, pode ajudar na sua compreensão, sem necessariamente depender de alguém.

Porém, o que nós indicamos de verdade é que você procure a sua comunidade de fé. Procure o(a) professor(a) da escola bíblica, do discipulado, seu Pastor. Ora, a Igreja instituída por Cristo também tem este propósito.

Tenha certeza que este comportamento, de meditar, anotar e perguntar estimulará seus irmãos e irmãs em Cristo a meditarem também, sem falar que tais assuntos podem estimular uma maior conexão entre você e outros membros da sua comunidade, com a finalidade de, juntos, buscarem compreensão da Palavra de Deus.

Uma mesa com comida, rodeada por irmãos em Cristo e a Palavra de Deus em pauta, é viver uma experiência rica e maravilhosa.

Encerramento

Encerre sua meditação com uma oração de agradecimento e de aplicação.

Agradeça a Deus por ter revelado Sua verdade para você e peça a Ele que o ajude a aplicar o que aprendeu em sua vida.

Pense em alguém neste momento e compartilhe este guia com esta pessoa. Ela irá adorar!

Leia mais sobre:

– João 3:16: Estudo

– Identidade em Cristo: 18 Aplicações Práticas para o Dia a Dia

– 6 Formas de Invocar a Deus em Nossas Vidas

– Versículo Sobre Amar a Deus: 19 do Antigo ao Novo Testamento

 
fabio picco

Fábio Picco

AUTOR

Como fundador do Instituto de Ensino Jesus Diário, destaca-se no campo de pesquisa de estudos bíblicos expositivos e práticos. Seus estudos têm apresentado o Evangelho na prática para centenas de milhares de pessoas, com mais de 2.3 milhões de estudos lidos em 140 países nos últimos meses aqui no site. Hoje dedica-se na produção dos materiais do Instituto. 

REVISÃO DISCIPULADO

REVISÃO MEDITAÇÃO

REVISÃO IDENTIDADE EM CRISTO

REVISÃO FAMÍLIA E EVANGELIZAÇÃO

Leia também:

Receba Estudos Bíblicos no seu Email -->
Receba Estudos Bíblicos no seu Email!
error: Copia não autorizada devido a Direitos Autorais.