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O que é taxa de engajamento e como aumentá-la

O que é taxa de engajamento e como aumentá-la

Antes de contratar um digital influencer para promover uma campanha, a grande maioria das marcas leva em conta, muito além da quantidade de seguidores, a chamada taxa de engajamento.

Neste texto, vim explicar para vocês o que é esta tal de taxa de engajamento e de quebra já dar algumas dicas para mantê-la sempre alta.

Você já deve ter imaginado que para ser influenciador digital, não basta ter muitos seguidores. É necessário também que eles estejam sempre curtindo e comentando suas fotos, enfim, sempre interagindo com você em seus posts. 

Para que seja possível obter uma métrica de um bom digital influencer, ou seja, um influenciador que realmente trará resultados, a empresa deve levar em conta a quantidade de seguidores, a quantidade de likes e comentários, o alcance e o número de cliques das últimas 6 fotos postadas.

Por isso, é muito importante que você tenha uma conta comercial na rede social, de maneira que você tenha acesso a todas as informações citadas no parágrafo acima.

A taxa de engajamento se mede numa conta bastante simples: o número de likes somado ao número de comentários, ao alcance e ao número de cliques de uma publicação, tudo isso dividido pela quantidade de seguidores do seu perfil.

Para facilitar essa continha, recomendo o site Social Blade (que não apenas mostra a taxa de engajamento do Instagram, como também do Youtube, Twitter e as demais redes sociais.

Boas taxas de engajamento são aquelas que estão acima dos 3%. Vale lembrar que, quanto maior o número de seguidores, maior será o denominador, ou seja, o número responsável pela divisão de um número e, por tanto, essa divisão resultará em porcentagens menores.

Desta forma, quanto menos seguidores você tiver, maior será a possibilidade de obter grandes taxas de engajamento. Daí, sai uma lição: taxas de engajamento exorbitantes não necessariamente significam uma boa opção no marketing de influência.

Se você já conta com um bom número de seguidores e uma taxa de engajamento baixa, dê uma olhada nessas dicas para aumentar as interações dentro do seu perfil:

Aposte nos chamados 'gatilhos mentais'

A psicologia pode ser a sua aliada nesse processo. Postar imagens que causem vontade em seus seguidores, por exemplo, podem ser uma boa pedida para aumentar o seu engajamento.

Felicidade

Imagens que transmitam felicidade, por exemplo, possuem um histórico com muito mais interações do que imagens mais sombrias ou negativas (1,7x). Por isso, fotos de viagens, festas, situações do cotidiano com a família, entre outros momentos felizes são uma ótima escolha!

Curiosidade

Está aí outro sentimento que, ao ser causado em seus seguidores, podem gerar mais interações do que os demais posts. Convidar seu público a conhecer uma novidade e já contar, no mesmo post, qual é essa novidade gera um engajamento muito menor do que dizer nos stories que possui uma novidade e colocar algum link relacionado a ela em sua bio.

Vontade

Você já deve ter reparado que fotos de viagens e experiências normalmente possuem mais likes do que fotos "normais". Isso se deve ao sentimento de vontade que elas causam aos seus seguidores. A dica, neste caso, é sempre tentar postar experiências diferentes e divertidas, como seus passeios, viagens, recebidos, enfim, o que a sua imaginação for capaz!

Converse com seus seguidores

Ao final de seus posts, sejam eles no feed ou nos stories, não deixe de chamar seu público para responder você. Faça chamadas, responda dúvidas, abra um espaço para que seus seguidores interajam com você. Isso pode ser feito por meio de enquetes ou até mesmo com você falando ao final dos vídeos!

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