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Marketing de Influência: Saiba Como Vender Mais Utilizando Storytelling

Marketing de Influência: Saiba Como Vender Mais Utilizando Storytelling

Se você trabalha na área de marketing de influência, já deve ter se deparado com o termo 'storytelling'. O que você talvez não saiba é que ele pode ser a revolução no marketing de vendas da sua empresa ou perfil das redes sociais.

O que é Storytelling?

Storytelling se resume na arte de contar uma história envolvente, que, com a ajuda da psicologia, pode pescar um potencial comprador, quando ele se identifica com o produto, com a resoluções de seus problemas, ou seja, você cria um cenário onde resolve as dores do seu cliente/espectador.

Você provavelmente já assistiu um desenho animado em que a televisão parece estar conversando com o personagem principal. Uma situação em que o personagem está tendo algum tipo de problema e o apresentador da TV fala "está tendo algum tipo de problema?", que coincide exatamente com o problema do personagem.

Storytelling é isso. Você pode não saber qual é a situação exata de seu cliente, mas sabe que o seu produto pode resolver um problema "x". Para vender algo utilizando o storytelling, você precisará construir uma história comum  e fazer com que o seu potencial comprador se identifique na história contada. 

Um digital influencer, por exemplo, pode utilizar o seguinte roteiro para capturar marcas que queiram anunciar com ele.

"Você, empresa, está cansada de investir dinheiro em publicidade que não dá retorno? Vou contar para vocês sobre uma empresa que passou a investir seu dinheiro em influência digital e aumentou suas vendas em 50% em menos de um mês". 

Pronto, você exemplificou uma situação que toca diretamente em uma das dores de seu comprador e ainda deu uma solução (você) para auxiliá-lo na resolução dessa dor.

É com o storytelling que você sai da área em que ninguém entende o seu produto e passa para o estágio em que as pessoas entendem como esse produto pode ajudá-las. Com isso é criada uma situação onde esse comprador se identifica com a sua mensagem.

Dicas de Como Vender Mais Utilizando Storytelling

Primeiramente, você precisa entender quem é o seu cliente. Por que as pessoas precisam do seu produto e o que os leva a optarem por sua oferta e não da concorrência?

Com isso em mente, pense na situação que gera maior dor nos seus potenciais clientes e proporcione para eles uma solução.

Agora sim, construa uma história que toque nessas dores e exemplifique como essa situação ruim e como você, digital influencer, pode resolver esse problema de uma forma simples.

É muito importante mostrar casos onde você resolveu a dor do cliente e que a partir daquele momento a vida dele mudou. O principal foco é fazer com que o usuário que esteja vendo esse storytelling se identifique com a sua solução e veja o resultado final em outras pessoas.

Mas atenção, a sua história não necessariamente precisa ser uma vivência sua. Você pode dar exemplos da vida real da mesma forma em que você pode apenas dar um exemplo fictício - contanto que ele seja completamente crível e possível!

 

 

 

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