[ editar artigo]

Instagram Permitirá que Usuários Reportem Fake News

Instagram Permitirá que Usuários Reportem Fake News

No último dia 15 o Instagram informou que disponibilizará uma nova ferramenta no aplicativo que facilitará a comunicação de notícias falsas dentro da plataforma. A novidade, no entanto, só estará disponível para os usuários dos Estados Unidos. O novo recurso servirá para fotos e vídeos encontrados na timeline.

Em outras palavras, os usuários que se depararem com informações fraudulentas poderão reportar ao aplicativo, que tomará as devidas providências para entender se a denúncia faz sentido e, caso entenda como procedimento correto, deixará de veicular a publicação na aba “explore” e nos resultados de buscas por hashtags.

O novo recurso da plataforma, no entanto, não eliminará a checagem de maneira automática de detecção de discursos não alinhados com as políticas de uso do Instagram.

As denúncias serão, a partir de agora, divididas entre discurso de ódio, assédio, venda ou incentivo ao uso de armas de fogo, violência ou ameaça e violação direitos autorais/marca registrada. 

O Instagram vem sofrido, nos mais diversos países em que está inserido, denúncias de todos os tipos, que vão de veiculação de fake news em si, como anúncios de produtos fraudulentos e que acabam violando as políticas da plataforma.

Tais medidas já foram tomadas em outros aplicativos do grupo, como Facebook e WhatsApp. No entanto, enquanto o Facebook prioriza a baixa veiculação de posts com informações inexatas ou até mesmo errôneas e o WhatsApp limita a quantidade de vezes em que uma mensagem que pode ou não conter informações falsas, o Instagram optou pela possibilidade dos usuários realizarem denúncias.

O grupo conta hoje com 54 parceiros que realizam o serviço de checagem de informações, que atuam em 42 idiomas diferentes. Stephanie Otway, porta-voz do Facebook, comentou sobre o novo recurso:

“Este é um passo inicial conforme trabalhamos para uma abordagem mais ampla no trato de informações falsas”.

E aí, o que você achou da nova ferramenta do Instagram nos Estados Unidos? Acha que ela seria útil também no Brasil? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários abaixo!

Academia Do Influencer
Ler matéria completa
Indicados para você