[ editar artigo]

Instagram: O que aprender com o fim dos likes

Instagram: O que aprender com o fim dos likes

Um dos assuntos mais comentados do momento é o mais novo teste do Instagram, que oculta os likes de todas as fotos exibidas pelo aplicativo. A mudança, por enquanto, só é notada nos aplicativos instalados nos sistemas Android e iOS. 

Em suas mídias sociais oficiais, a plataforma declarou que a mudança vem para a um bem maior: a sanidade mental dos usuários. Agora, a tendência é que posts sejam feitos sem levar em conta o que vão pensar de cada publicação. A ideia é que histórias sejam postadas, tendo likes ou não.

Ainda que muitos artistas, como Luan Santanna e Cléo Pires, comemoram o fim das curtidas expostas, pois consideram que elas apenas geram uma competição entre os usuários, sabemos que muitos digital influencers estão preocupados com a novidade.

No entanto, não há muito com o que se preocupar: as curtidas não são os únicos fatores que elevam a sua taxa de engajamento. Você pode conferir neste link nosso texto sobre o que é essa tal taxa de engajamento e como você pode aumentá-la.

Vale lembrar que somente os posts do feed sofrerão alterações com essa mudança, que a função likes ainda existe, e que o principal produto do Instagram atualmente são os stories. Portanto, não deixe de dar a devida atenção a eles, aos comentários de suas fotos, às respostas, às mensagens diretas, enfim, à sua conta - afinal, ela não se resume apenas aos seus posts de feed!

Outro ponto que foi levantado é que os lucros são uma das principais vertentes do Instagram. Portanto, a plataforma não dificultará o trabalho do digital influencer e do marketing das contas comerciais. O que se questiona é se o aplicativo disponibilizará os resultados das contas de anúncios, como relatórios do número de curtidas desses influenciadores.

Em entrevista ao Consumidor Moderno, diversos macroinfluencers comentaram a atualização teste da plataforma. Em sua maior parte, eles apoiam o fim dessa exibição.

“As curtidas nunca foram uma unidade de medida. Sempre pensei mais no conteúdo que queria oferecer para as pessoas. Nunca quis ser mais uma falando algo que não importa”, diz Letticia Muniz ao portal.

O conteúdo publicado nas contas do Instagram nunca foi tão importante. Agora, a qualidade de cada post (e talvez a quantidade de comentários) é o que importa. No entanto, o dono da conta deve, sim, mensurar essa qualidade pela quantidade de likes da foto.

Devemos também levar em conta que a mudança veio como teste para os usuários brasileiros, ou seja, não necessariamente ela será mantida. Ainda sim, devemos também aprender com a novidade e nos adequarmos aos novos padrões do Instagram!

Conte para nós o que você achou dessa mudança! Você, como influenciador digital, concorda com o ponto levantado por Letticia Muniz? Já se sentiu pressionado pelos números ou pela competição gerada dentro da plataforma? Ainda tem alguma dúvida?

Academia Do Influencer
Ler matéria completa
Indicados para você