Cada vez está mais difícil de alcançar o público de maneira orgânica nas redes sociais. No Instagram, são quase 100 milhões de fotos e vídeos compartilhados diariamente, e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Diante desse volume e do logaritmo que tende a mostrar os posts de acordo com a interação de cada usuário, é extremamente importante apostar no impulsionamento.
Como já falamos antes, para ter notoriedade e reconhecimento nas redes sociais é preciso investir em diversas técnicas como produção de um conteúdo de qualidade, ter uma frequência de postagem e um cronograma de conteúdo determinados, reforçar o relacionamento entre outros diferenciais.
Impulsionamento: como fazer e para quê serve?
São duas formas possíveis de patrocinar um post: impulsionando-o diretamente pelo Instagram, em uma ação pontual, ou utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook. Vale adicionar que para as duas ações é necessário que as duas redes sociais estejam vinculadas.
Nesse texto iremos tratar somente do impulsionamento direto pelo Instagram, que é mais prático e fácil, ideal para quem está começando.
Impulsionar uma publicação é criar um anúncio pago no Instagram. Isso significa que o seu post irá alcançar mais pessoas na rede social, sendo que esse alcance também depende do valor que você escolheu investir.
Variáveis como melhor destino, público, valor e duração da promoção são escolhidas na hora do impulsionamento. Quando estiver veiculando, o anúncio levará ao seu perfil, site ou mensagens diretas.
Outro destaque é que esse post impulsionado poderá ser veiculado no feed, stories e “Explorar do Instagram”, no formato de imagens, vídeos ou carrossel.
Passo a passo do impulsionamento
1- Tenha uma conta comercial
Esse é o primeiro passo, se sua conta não for comercial, é preciso convertê-la. Para isso, selecione o menu no canto superior direito, então “configurações”, “conta” e lá embaixo deverá aparecer “mudar para conta profissional”. Agora só precisa escolher as opções que mais se assemelham com o seu perfil.
2- Abra seu perfil e toque em “promoções”
Logo abaixo da sua descrição é comum que apareça “editar perfil”, “contato” e “promoções”. Selecione “promoções” e então escolha a publicação que deseja promover. Você pode também abrir o post que quer patrocinar e selecionar “promover”, no canto direito inferior.
3- Atente para algumas especificidades
É preciso ficar de olho na qualidade e no tamanho de imagens, vídeos e legenda para os anúncios no Instagram. Lembre-se de checar tudo antes de veicular, pois depois o anúncio não pode mais ser alterado, só pausado. Para ter um bom resultado, siga essas diretrizes do Facebook:
Tamanho da imagem
Quadrado: resolução mínima (600 x 600 pixels) e máxima (1.936 x 1.936 pixels)
Paisagem: resolução mínima (600 x 315 pixels) e máxima (1.936 x 1.936 pixels)
Vertical: resolução mínima (600 x 750 pixels) e máxima (1.936 x 1.936 pixels).
Tamanho do vídeo
O tamanho máximo do vídeo pode ser de até 4 GB. Os anúncios de vídeo no feed só podem ter até 120 segundos. Quanto ao tamanho da legenda, deve ser de até 2.200 caracteres. O ideal são 125 caracteres.
Tamanhos para Stories
Se for vídeo, o arquivo deve ser mp4 ou mov, com até 4 GB. A duração máxima também é de 120 segundos, e os codecs compatíveis são H.264 e VP 8. Em caso de imagens, jpg ou png, com até 30 MB. A resolução recomendada é de 1.080 x 1.920.
4- Defina um destino
Com base no seu objetivo da campanha, escolha se quer ter novos seguidores, aumentar o tráfego do seu site (com as calls-to-action saiba mais, comprar agora, assistir mais tarde, fale conosco, reservar agora e inscreva-se) ou receber mais mensagens direct.
5- Escolha o seu público-alvo
Agora será determinado o perfil de pessoas ao qual o Instagram irá mostrar a publicação.
Na opção personalizada, você escolhe as variáveis localização (cidades, regiões e países ou um raio de distância), interesses (digite temas e palavras-chave que se relacionem) e idade e gênero (homens e mulheres, entre 13 a 65 anos) para constituir o público.
Para isso, em “Promoções”, selecione “Criar Promoções”, depois de escolhido o “Destino” selecione “Crie o seu”. Nomeie o público, escolha a localização, interesses, idade e gênero. Uma dica é ter diversos públicos para poder testá-los, quais dão os melhores resultados.
Já no público automático, a distribuição do anúncio será feita embasada no público que já interage com sua página. Assim, a rede social irá utilizar de informações daqueles que curtem, comentam, veem os stories e enviam mensagem para o seu perfil e distribuir o post para pessoas semelhantes. Esse tipo de segmentação só é indicado quando o perfil já tem um bom resultado.
6- Determine o valor e a duração do anúncio
Aqui não há uma fórmula perfeita, mas vale apontar que o custo mínimo por dia é de R$1. A rede indica que seja ao menos R$10 por dia, e 3 dias seguidos, ou seja, um valor mínimo total de R$30. Avalie seus objetivos e seu orçamento.
Agora é só tocar em “criar promoção” e pronto!
Logo que criada, a promoção é enviada para aprovação do Instagram. Caso ela siga as diretrizes de publicidade da rede social, o anúncio começará a ser veiculado.
7- Acompanhe o resultado
Acesse a área “promoções” e selecione entre as ativas ou inativas. É importante acompanhar como se deram as promoções passadas e como estão se dando as ativas para conferir como estão indo e como podem melhorar.