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Frequência de postagem e cronograma de conteúdo ideais para você

Frequência de postagem e cronograma de conteúdo ideais para você

Para ter um perfil atrativo para o seu público, é preciso ter pertinência. Nas redes sociais mais utilizadas – Facebook, YouTube e Instagram – são milhares de outros usuários buscando visibilidade, muitas vezes com um perfil parecido com o seu. Por isso, para haver um alcance maior, é fundamental ter uma frequência de postagem estabelecida. Somente assim, seus seguidores e inscritos no seu canal saberão quando terá um conteúdo novo, prontinho para ser consumido. Outro ponto muito importante é estabelecer um cronograma de conteúdo.

 

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Qual é a necessidade de se ter um cronograma de conteúdo?

O cronograma é imprescindível por diversos fatores, mas os principais são estratégias de ações e aprendizado e comunicação de tendências. Nas próximas duas semanas, o que você pretende divulgar e com qual objetivo? Esse esquema é ainda mais fundamental se você possuir parcerias com marcas e lojas. 

 

Isso porque, após ter sido determinada a quantidade de postagens/stories que devem ser feitos por você, é necessário manter o controle para que nenhum dos lados saia perdendo nessa história. Além do mais, é usual combinar datas e horários que os posts patrocinados irão entrar, então é de bom tom que você cumpra as determinações. Feito isso, a marca pode te convidar outras vezes a fazer ações em conjunto.

 

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Outra característica suprida pelo cronograma de postagens é o aprendizado e a comunicação de tendências. Ao planejar como se darão as próximas postagens, você irá separar um tempo para pensar e pesquisar no que está sendo relevante para o seu nicho. Logo, na sequência poderá compreender como aplicar isso nos seus posts, de acordo com cada rede que utiliza e de maneira original e completa. Isso significa que você ganha tempo no dia a dia e ainda produz conteúdo relevante e de qualidade, conquistando, assim, a atenção da sua audiência. 

Como estabelecer a frequência de postagem o cronograma de conteúdo ideais?

 

Em relação à frequência de postagem, deve-se levar em conta o perfil de cada rede social, pois cada uma tem um público, um tipo de mídia que aceita ou que é mais aceito pelos usuários e funcionalidades técnicas. Caso tenha presença em diversas redes, é interessante compreender suas particularidades e como pode divulgar o mesmo conteúdo em um formato diferente. Confira, abaixo, sugestões de temas para o seu cronograma e as particularidades de cada rede.

 

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Intagram (feed e IGTV) e Facebook

De acordo com diversos estudos recentes, nessas duas redes é preciso postar ao menos três vezes na semana. No Facebook, o ideal é uma vez ao dia, pois, segundo o Hubspot, mais do que isso pode fazer com que haja uma queda no seu engajamento, caso tenha menos de 10.000 seguidores. Cheque seu Facebook Insights para saber quando sua audiência está online, esse é o horário de postar!

 

Já no Instagram, um post por dia é o mínimo, enquanto que três é o máximo. Portanto, se estiver fazendo uma sequência sobre o mesmo tema, é interessante postar no mesmo dia desde que não ultrapasse esse número. Lembre-se que aqui é um requisito escolher um padrão para os seus posts, permitindo que exista uma linguagem visual similar. Isso é primordial, pois quem visitar seu perfil precisa ver claramente um feed organizado, limpo, com respiros e com unidade. Evite fazer grids que uma foto complementa a outra, pois a medida em que se posta, o padrão se “quebra”.

 

É legal ter em mente que as pessoas estão nas redes sociais, principalmente, para aprender algo novo ou aprofundar o conhecimento, para se entreterem e para estudarem. Por isso que guias e tutoriais são ótimos! No Instagram você pode optar por fazê-los no formato carrossel, com fotos ou frases, ou ainda em vídeo. No Facebook pode utilizar vídeos ou um post mais resumido.

 

No cronograma de conteúdo, é interessante falar de suas conquistas, como uma nova parceria, um aprendizado, algo que fez que foi notório. Mostre os produtos que utiliza, dando feedbacks sobre sua experiência com determinado equipamento, item de beleza, vestuário… também é legal postar foto com clientes, parceiros, colegas, com o seu pet, ou aquele sobrinho fofinho. Compartilhe fotos de paisagens, fale sobre temas atuais e motive seus seguidores com palavras e histórias de superação de outras pessoas. Posicione-se sobre injustiças e outras notícias. Desmistifique tabus, medos e objeções.

Insta story

Aqui é importante fazer ao menos uma sequência de stories por dia. Promova uma conversa com o seu público, seja por meio de perguntas, ou por stories em que aparece falando sobre alguma experiência, novidade, ou mesmo dando bom dia e espalhando uma mensagem de motivação. É ótimo mostrar os bastidores do dia a dia, então conte como é sua rotina, como está sendo realizar tal trabalho/ação. O que mais é relevante aqui é a experiência a interação.

Youtube

Nessa rede é primordial a frequência bem exata das postagens. É preciso postar sempre em horários e datas fixas, pois o público quer acompanhar o conteúdo assim que sai para poder comentar e compartilhar. Portanto, o estabelecimento do costume e o atendimento das expectativas são fundamentais. O vídeo abre oportunidade para se falar sobre diversos assuntos que estejam em alta e se relacionem ao seu público. Faça uma pesquisa no Google Trends e se prepare bem!

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