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Estratégias de Marketing de Influência para agências

Estratégias de Marketing de Influência para agências

 

Busque parcerias de sucesso para sua agência e ganhe autoridade com o marketing de influência

Sua agência está em crescimento ou já consolidada mas você ainda não se arriscou no marketing de influência? Pois saiba que realizar ações com influencer pode ser uma ótima estratégia para gerar resultados para o seu cliente. Seja para lançar um novo produto, bombar um evento, ou até mesmo para ganhar mais seguidores, ter conhecimento sobre as estratégias do marketing de influência pode ser o que faltava para oferecer ao seu cliente o resultado que ele espera e deseja.

1- O que é o marketing de influência?

 

Hoje em dia, todo mundo que tem uma conta em qualquer rede social pode ser um produtor de conteúdo. A diferença é que não são todos capazes ou dispostos a produzir conteúdo de qualidade, direcionado a um público, de maneira esquematizada e interessante. É aí que entra o influenciador digital. Por possuir uma atuação constante nas redes sociais, esse ator fundamental no marketing de influência tem seguidores curiosos por sua opinião e pelos seus valores.

 

O marketing de influência é uma estratégia do marketing digital, que aposta no trabalho em conjunto com o influencer para que assim possa exercer influência sobre públicos extremamente engajados, propensos a “imitar” ou a considerar mais profundamente o comportamento daquele influenciador.

 

>>>Saiba tudo sobre os influenciadores digitais.

 

Os influenciadores digitais, então, funcionam como uma ponte entre a marca e o público, normalmente integrando uma ação de marketing mais ampla. Por exemplo, é relativamente fácil anunciar o lançamento de um produto novo, mas fazer com que a ação de marketing digital converta em vendas, ou no (re)conhecimento da marca é algo muito mais trabalhoso e complicado. Ainda mais se a verba disponibilizada pelo cliente não for muito expressiva.

 

Ainda é possível adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para uma marca ou empresa, assim como reter clientes de modo mais fácil, já que esse público engajado se sente próximo ao influencer.

2- Benefícios decorrentes das estratégias do marketing de influência

ROI superior ao anúncio 

O Retorno Sobre Investimento quando falamos sobre marketing de influência é mais alto do que quando se investe em anúncios. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa realizada pelo marketplace de influencers Tomoson, mais da metade, 51%, dos profissionais que trabalham com Marketing de Influência consideram que esse é um método que pode conferir um público mais qualificados para se tornar cliente da sua marca.

 

Outra questão apontada por eles é o retorno financeiro de se trabalhar com os influenciadores, com um retorno de US$ 6,50, em média, para cada dólar investido. Enquanto a maioria dos entrevistados obteve resultados sólidos dessa parceria, somente 18% afirmou não ter obtido receita.

 

Uma simples publicidade tem menor chance de converter em compra, já que muitas vezes falta a atuação de uma pessoa que age como figura de desejo. Por exemplo: contratar um ator ou celebridade para fazer uma campanha de marketing para o seu cliente requer uma verba altíssima. Enquanto que, utilizar o know-how de um microinfluencer, seria muito mais barato e já lhe garantiria um público qualificado, que admira essa pessoa.

 

Seja em campanhas B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), o Marketing de Influência tem um retorno superior. Em um caso, uma empresa de seda teve, depois de 12 meses, um  ROI 11 vezes maior do que com anúncios ao investir no trabalho com o influencer.

Agilidade e facilidade

Um lado positivo também de se utilizar da parceria com um influenciador digital é a menor preocupação em criar o conteúdo. Isso porque ele já tem o conhecimento necessário sobre seu público para saber o que costuma funcionar melhor.

 

Claro que nesse quesito é fundamental que o influencer seja escolhido não apenas a partir do número de seguidores, mas também de acordo com o nicho de atuação e a taxa de engajamento.

 

Assim, após brifar o profissional e acordar número de postagens e valores, ele estará totalmente a par da empresa/produto, e, portanto, poderá produzir o conteúdo e divulgá-lo da maneira que mais funciona, sem deixar de lado informações importantes.

 

É evidente que é possível pensar em conjunto com o influencer sobre como se darão as postagens, mas pode se esperar dele um planejamento quanto a isso, sem que a agência precise se debruçar sobre os detalhes durante a parceria.

 

3- Como briefar o influencer

 

Como os influenciadores irão produzir conteúdo sobre a marca e/ou produto, já que possuem o conhecimento sobre a audiência, grande parte do impacto potencial da estratégia de marketing reside no briefing. Saiba como dar instruções valiosas para que os objetivos fiquem alinhados.

 

O primeiro passo é ter um documento de briefing. A gente sabe que no dia a dia da agência, muitas vezes o briefing fica no boca a boca, reduzido a uma reunião. Mas no caso da ação com influencer, é fundamental que além do contrato, todas as etapas sejam formalizadas. Assim, todas as partes estão cientes e fundamentadas no acordo. Nesse caso, detalhe tudo que é necessário se ter conhecimento, mesmo que já tenha sido falado, incluindo valores e mensagens que devem ser passadas.

 

É importante detalhar a campanha, para que o influencer saiba de qual etapa faz parte. Não economize em informações, na descrição das expectativas e das outras estratégias que fazem parte da ação de marketing. Lembre-se de passar o site ou landing page para que ele possa direcionar o público, assim como detalhar hashtags da campanha, definindo o call-to-action.

 

No briefing também é importante ressaltar qual o tipo de conteúdo que é buscado. Deixe claro se vai ser um post, um story, ou um vídeo no canal, por exemplo. Não esqueça de apontar palavras ou outras proibições que o cliente não quer atrelar à marca. 

 

4- O que analisar para escolher um influencer

Número de seguidores, nicho e taxa de engajamento são os três pontos principais para se analisar na hora de escolher um influenciador.

 

>>>Descubra como identificar seguidores falsos.

 

Logicamente, o número de seguidores é importante na medida em que podemos ter uma ideia de quantas pessoas poderão receber aquele conteúdo, mas somente com a taxa de engajamento é possível se ter uma ideia da quantidade de público que irá efetivamente entrar em contato com a ação e ser influenciado pela mesma.

 

Isso porque influencers com muito seguidores, mas que não produzem conteúdo de qualidade terão poucas interações, menor número de visualização nos stories e isso pode minar sua campanha.

 

>>> Pequenas empresas podem se beneficiar, e muito, da parceria com o influencer.

 

Ainda, é fundamental saber qual é o nicho de atuação do influencer, para compreender mais sobre o público e saber se esse público é similar ao do seu cliente ou é um público que se almeja atingir. A especialização do conteúdo é uma estratégia boa do influencer na medida em que fideliza e gera mais resultados.

 

5- Vantagens de fechar parceria com microinfluencer

 

O maior grupo de influencer, mas frequentemente os mais esquecidos, os microinfluencers não possuem status de celebridade, mas, em contrapartida, contam com uma audiência devota e consistente, com a qual mantêm relação próxima.

 

Por se voltarem a um nicho mais determinado, são autoridades em assuntos específicos, e produzem conteúdo de qualidade, por isso engajam ainda mais seus públicos. 

 

Com seguidores/inscritos que variam de 10 a 100 mil, uma ação com eles custa bem menos e ainda podem dar mais resultados se o público deles realmente conversar com a marca/empresa em questão. 

 

Outro ponto é que se a parceria fluir, os microinfluencers tendem a retribuir mais, indo além do que foi planejado no início. 

6- Como encontrar esse profissional?

 

Atualmente, são inúmeros influencers e fica difícil conhecer todos. Por isso, é possível se cadastrar na nossa plataforma, que funciona como uma ponte entre os clientes da sua agência e os profissionais disponíveis.

 

Isso porque você pode ter acesso a uma análise completa de resultados e busca eficiente. Propomos soluções embasadas em inteligência artificial e bigdata, de maneira simplificada e automatizada. É possível fechar a contratação sem interação humana e acompanhar a ação por meio de marcação de link, recebendo informações de engajamento, desempenho e retorno das campanhas.

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