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Como produzir conteúdo para internet de maneira assertiva

Como produzir conteúdo para internet de maneira assertiva

Contar uma história de maneira convincente é fundamental para se relacionar com o público de maneira atrativa e significativa. Porém, como produzir conteúdo para a internet e se destacar nesse espaço ainda é um enigma para muitos. 

Tendo em vista essa dificuldade iremos lhe apresentar a técnica AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), que é focada especialmente no comportamento do consumidor. Ela trata sobre as principais abordagens que auxiliam o desenvolvimento das etapas pelas quais o público passa –  jornada de compra – com foco de gerar a conversão, seja ela a inscrição ou a venda. 

Simplificadamente, o método atua como um “empurrãozinho” para que os indecisos avancem no funil de vendas, mas não só transformá-los em clientes ou em público, como também assegurar que ao final da experiência, aquelas pessoas saiam satisfeitas e propensas ao retorno. Assim resultando na conversão de fãs, inscritos, e compradores.

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AIDA: um breve histórico

Pode parecer que a técnica é nova, mas sabe quando foi criada? No final do século 19, mais precisamente em 1899. O pioneiro em publicidade e vendas nos Estados Unidos, Elmo Lewis, tinha o intuito de otimizar o processo de vendas, por meio da interação entre vendedor e comprador, e a relação com o produto. 

De maneira sucinta, ele elaborou um processo simples, porém eficiente, que se constituía em chamar a atenção do consumidor, então informá-lo sobre o produto e, por fim, realizar a venda. Em 1909, a evolução do modelo originou as etapas de atrair a atenção, despertar o interesse, e então persuadir e convencer. Um bom anúncio seria, então, aquele que conscientiza e interessa os potenciais clientes suficientemente ao ponto em que se se dirigirem à compra.

Como produzir conteúdo para internet: etapas do método

Em meio a tantas possibilidades de produtos, conteúdos e profissionais similares em suas competências, é preciso se destacar. E claro que também é importante aparecer, pois mesmo que uma marca, pessoa ou produto já sejam conhecidos, eles podem facilmente cair em esquecimento devido à enxurrada de novidades que aparecem todos os dias. 

Aprenda como tornar seu post, texto, vídeo ou podcast mais atrativos com as dicas abaixo:

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1 - Atenção

Nessa primeira etapa, obviamente o objetivo é ganhar a atenção do visitante, fazendo com que ele perceba o porquê de seu conteúdo ou produto ser tão importante e se torne consumidor. 

Essa atenção é muito importante pois ela significa que pessoas atingidas pelo seu anúncio ou publicação sigam lendo o conteúdo produzido, assistindo seu vídeo ou até mesmo ouvindo o podcast que publicou. É evidente que não existe somente uma maneira de conquistar o interesse logo de cara, tudo depende do objetivo do negócio, da mensagem que quer passar, e, mais fundamentalmente, do seu público. 

É por essa razão que você deve conhecer profundamente o público que quer atingir, sabendo qual linguagem deve utilizar e quais assuntos são interessantes para essas pessoas. Para isso, é interessante ter conhecimento de quais são as dores e desejos da sua persona. Uma boa ideia é já começar o conteúdo dessa forma, recorrendo aos problemas e aos anseios desse público. Isso fará com que ele se identifique e se sinta contemplado. 

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Não deixe de lado os elementos visuais. Tenha um site com layout atualizado, um vídeo bem editado, com uma vinheta com cores chamativas, mas harmoniosas. Isso também vale para as artes das redes sociais. 

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2 - Interesse

Passado o primeiro momento, você conseguiu captar a atenção de muitas pessoas. É normal que agora algumas se percam durante o processo pois não são todos que se interessam por um mesmo assunto. Mas para que não seja a maioria, você precisa seguir gerando o interesse.

Agora é a hora de causar a sensação ainda maior de que aquela pessoa tem um problema que você pode resolver. A solução para a dor da sua persona pode ser conhecimento, ou pode ser um produto. Mostre que domina o assunto, que solidariza com a situação. Envolva a persona em sua história, deixa-a ser seu protagonista.

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3- Desejo

O desejo é crucial para que aquela pessoa siga lendo outros conteúdos que produz, ou volte para comprar outro produto. Então, é preciso ressaltar as vantagens de se consumir tal texto, vídeo, áudio, ou marca. Deixe em evidência os diferenciais.

É claro que em relação ao consumo de conteúdos, as vantagens estão mais implícitas. Por exemplo: um vídeo editado de forma breve, sucinta, sem que o espectador perca tempo ouvindo repetições, ou vendo trocas de câmeras lentas. Opte pelos cortes secos, que dão agilidade.

A mesma coisa com textos, não engane o leitor com uma introdução gigantesca, opte pela brevidade nessa parte. Lembre de colocar ao longo da leitura hiperlinks que chamem para outros textos com temas similares, com dores que aquela persona também pode ter. 

Sempre que possível, abra um espaço para comentários com moderação, onde outros podem falar bem do seu trabalho ou produto. O desejo é gerado também pelo desejo de outros.

4- Ação

Chegou a hora do público se fidelizar, seja comprando, inscrevendo-se no canal, ou seguindo nas redes sociais. Você deve incluir uma CTA (call to action) no final do conteúdo por meio de uma chamada, inserção de links ou banners.

Nesse momento, é interessante oferecer outras vantagens: bônus, facilidades no modo de pagamento, descontos, ou ainda a possibilidade de outros conteúdos interessantes que existem na plataforma. Mostre que está comprometido com temas e soluções de interesse do público e com as postagens, mantendo uma frequência estável, e também oferecendo garantias de compra.

5-  Letra bônus: S

Hoje o marketing compreende que a conversão não é o último passo, ou seja, é preciso que o cliente, seguidor/fã se sinta satisfeito. Assim, a satisfação é o quinto passo, e talvez um dos mais importantes, pois irá garantir que aquela pessoa não deixe de lado os seus conteúdos/produtos depois de ter convertido uma vez. 

Desse modo, há a retenção de clientes e inscritos que aumentam a autoridade e o seu reconhecimento.

Outros métodos

Existem outras técnicas que auxiliam na assertividade do conteúdo, como a AICPBSAWN, que trata sobre atenção, interesse, credibilidade, prova, benefícios, escassez, ação, perigo, e rapidez para a tomada de ação. De forma geral, essas são características que você pode ressaltar no seu conteúdo promovendo urgência e exclusividade. 

Outra se denomina ACCA (em inglês, awareness, comprehension, conviction e Action). Ou seja, deve-se apresentar a situação ou problema, para então ajudar o leitor ou espectador entender como isso o afeta, explicando que você possui a solução, e aí criar o desejo e a convicção na sua solução para propor a chamada para ação.

Se quiser saber mais sobre outros métodos, visite essa página (em inglês).

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