[ editar artigo]

Como identificar seguidores falsos do Instagram

Como identificar seguidores falsos do Instagram

Quem já trabalhou com o Marketing de Influência sabe o poder de conversão de vendas de um influenciador digital. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Influencer Marketing Hub, a média de ganhos para cada dólar gasto com esse tipo de campanha é de 7,65 dólares!

Por isso, à medida em que se faz campanhas com o Marketing de Influência, é importante que uma empresa realize esse tracking de resultados entregues. Desta forma, os resultados se tornarão cada vez melhores. No entanto, esse tracking também exigirá uma melhor seleção dos digital influencers escolhidos para cada campanha. 

Confira aqui 3 passos para calcular o ROI de suas campanhas com digital influencers.

Foi pensando nessa melhor seleção que nós pensamos nesta matéria. Com a onda crescente de digital influencers nas redes sociais, é vital entender quais são os que trazem resultados efetivos e quais são os que apenas passam uma impressão.

Vale lembrar que a maior parte dos usuários do Instagram sofrem uma grande incidência dos chamados seguidores falsos. Acontece. No entanto, o que se deve levar em conta quando o assunto é seguidores falsos, é que eles podem ser comprados. Porque é aí que está o problema: investir em pessoas que você acredita serem influenciadores digitais que, no entanto, não trarão bons resultados para a sua marca, pois seus seguidores são comprados e, desta forma, não serão afetados pelo conteúdo de seus produtos ou serviços.

Contas que possuem seguidores comprados normalmente não entregarão um bom engajamento para as campanhas que você fizer com ele. Eles não converterão possíveis clientes, não serão capazes de gerar conhecimento ou até mesmo relacionamento com a sua marca. Assim, ao contratar um perfil que comprou seguidores, você basicamente estará jogando o seu dinheiro no lixo.

Ok, mas como descobrir se o influenciador digital que você deseja contratar possui ou não seguidores comprados?

Para entender se o digital influencer que você quer contratar possui os chamados seguidores reais, você deve estar atento a alguns sinais. Olha só:

Aqui, você pode entender o que são seguidores reais, quais são as vantagens de tê-los e ainda descobrir como conquistá-los! 

Contas com seguidores falsos não possuem padrões 

Se você nunca comprou seguidores no Instagram, você já deve ter percebido que os números da sua conta seguem um padrão. Ainda que nem todas as fotos possuam o mesmo número de curtidas, elas seguem uma média. Esses números também tendem a ser crescentes ou decrescentes, mas ainda sim, seguem algum tipo de lógica.

As contas que possuem seguidores comprados não obedecem essa lógica. Em uma foto, você encontra 3 mil curtidas, enquanto na que foi postada anteriormente, encontra apenas 50. 

Número de seguidores e de pessoas que seguem 

Outro sinal de que uma conta utiliza ferramentas de compras de seguidores é que elas seguem um número muito maior de pessoas do que realmente são seguidas. Vale ficar com um pé atrás quando uma conta segue 10 mil pessoas, por exemplo, enquanto apenas conta com mil seguidores.

Influenciadores digitais reais quase sempre contam com um número de seguidores imensamente maior do que o número de pessoas que seguem. Faz sentido, né?

Um influenciador digital de qualidade possui taxas de engajamento que variam entre 1,5 e 3%. Mas o que isso significa? Podemos pensar da seguinte forma: um influenciador digital que conta com 100 mil seguidores deve, em média, possuir um número de likes em suas fotos que variam entre 1.500 e 3.000 likes. 

Comentários 

Essa é bem fácil: dê uma olhadas nos comentários presentes nas últimas publicações de uma conta. Eles fazem sentido com o conteúdo da foto? Eles estão no mesmo idioma que a postagem? Ou são apenas emojis?

Quando um perfil no Instagram é real, os comentários normalmente estão relacionados a algum call to action que o perfil deixou na legenda, ao conteúdo da foto ou à conta que divulgou o conteúdo!
 

Academia Do Influencer
Ler matéria completa
Indicados para você