[ editar artigo]

A edição da foto perfeita

A edição da foto perfeita

O Instagram se tornou a rede social mais visitada do mundo por diversas pessoas à todo segundo. Diante disto, ao conhecer ou procurar alguém pela rede social a primeira coisa a se notar são as fotos apresentadas, suas edições, cores, estilos, organização das mesmas e desenvoltura para legendas divertidas que facilmente o leitor possa interagir. 

 

Porém editar uma foto não é uma tarefa fácil, requer tempo, dedicação, paciência e muita percepção de detalhes. Detalhes muitas vezes imperceptíveis mas que um bom olhar crítico o observará. E ao selecionar uma foto, a mesma deve ser realizada com muito cuidado. Acredita-se que as pessoas são identificadas pela sua personalidade de acordo com suas poses e estilos, sendo assim, esteja atento(a). 

 

Alguns aplicativos gratuitos auxiliam muito nas edições, dentre eles o mais utilizado pelas bloggers e fotógrafos, o Lightroom é uma excelente ferramenta, com ele poderá alterar contraste, brilho, o controle de luz para um ponto específico da foto, ajuste da curvatura da cor, poderá brincar com o jogo de luz e sombra, vinheta e nitidez da imagem, aumentar ou diminuir também a saturação e colocar em evidência uma cor específica, tornando até mesmo aquele céu mais acizentado em azul. Este aplicativo já tem hoje os presets prontos, diversos sites já os vendem, você apenas copia para a foto que deseja. Ou então criando seus próprios presets, assim poderá  adequar a foto conforme a combinação do seu feed. Outros aplicativos também poderão ser usados para tal, como o Vsco, porém este é pago e o Snapseed, gratuito porém não é tão detalhista.

 

Outro fator importante neste momento é o alinhamento da foto, muitas vezes ao fotografar algo poderá distorcer a linha de fundo, principalmente em fundos horizontais como o mar, piscina ou até mesmo uma paisagem, a importância da mesma ficar na horizontal de forma que não tenha distorção. Com o Lightroom o próprio app colocará na posição ideal, basta clicar em corrigir o ângulo. 

 

Mas claro que deixar as cores com mais vida não é apenas o trabalho a se fazer em uma foto. Geralmente ao tirar uma foto em um local com muitas pessoas, alguém sairá atrás de você e para tirar esta pessoa é necessário apenas paciência. O aplicativo Airbrush, gratuito, funciona como uma ferramenta do famoso efeito maquiagem de airbrush como o próprio nome já diz. Na opção escrito “mancha” conseguirá aos poucos remover a pessoa, porém cuidado, nem sempre funciona, depende do que estiver atrás da pessoa, mas muitas vezes ele substitui pela cor do objeto que estava atrás, então fica perfeito. Com ele também poderá usar a função ”suavizar” e remover aquelas olheiras indesejadas, só clicar na região que deseja, até mesmo uniformizar a pele com esta função. 

 

E a foto ainda não está pronta, atualmente tem se usado alguns filtros ou stickers que permitem a foto com efeito glow e vintage. Para um efeito de glitter poderá usar o Glitter cam e fazer aqueles biquinis de glitter ou então colocar apenas uma linha de estrelas na foto para dar um efeito mais animado e o acabamento torna-se interessante, fica com a impressão de algo irreal, e mágico, é ideal para aquela vista ou viagem, com uma mistura de intensidade e fantasia. Já o estilo vintage, o app 1967 permite diversos padrões interessantes, com aqueles “arranhos", que permitem a impressão de foto impressa antiga, gratuitos, vale a pena conferir. 

 

Caso deseja postar uma foto no story, existem aplicativos que te permitem templates gratuitos e lindos, storyart, storyluxe, scrl e mojo são exemplos de versões para tornar o story diferenciado, para não cair na monotomia do mesmo stylist de foto o tempo todo. 

 

E vale a pena lembrar que um feed organizado é lindo para quem está observando, para isso poderá usar o unum ou mosaic como aplicativos gratuitos e excelentes para a organização de fotos, fazendo assim o match das cores. 

Academia Do Influencer
Ler matéria completa
Indicados para você