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5 DICAS MATADORAS PARA SER UM DIGITAL INFLUENCER NO INSTAGRAM

5 DICAS MATADORAS PARA SER UM DIGITAL INFLUENCER NO INSTAGRAM

Se você chegou até aqui, com certeza conhece o Instagram, certo?

A rede social vem ganhando espaço acelerado na vida dos usuários e com isso se torna alvo das estratégias digitais. Tudo isso não é por acaso: O instagram já passou a marca de 1 BILHÃO DE USUÁRIOS.

Para que as estratégias de marketing digital das marcas deem certo, ter uma conta no Instagram é um requisito básico.

Alcançar essa multidão de pessoas, conquistar seguidores qualificados (grave bem essa palavra: qua-li-fi-ca-dos) e tornar sua marca conhecida nessa rede é uma tarefa difícil, árdua e que leva tempo.

Por isso, muitas marcas tem recorrido aos Digitais Influencers, pois eles já percorreram toda essa jornada, cumprem as tarefas diariamente, com disciplina e energia.

Os Influencers são referência em um determinado nicho, destacam as marcas entre a concorrência e atraem para elas milhares de seguidores já qualificados.

Mas Gui, o que é essa tal de seguidores qualificados?

Pensa assim, se você tem um perfil em que posta diariamente conteúdo relacionado a Grifes de Luxo, a tendência é de que as pessoas que curtem e comentam as suas postagem sejam pessoas que gostam das marcas relacionadas a esse mercado,  faz mais sentido a Victor Hugo te pagar para fazer uma publicação do que uma marca popular. Em outras palavras, o seu seguidores são qualificados a gostarem mais de grifes de luxo do que marcas populares.

Voltando...

Para se tornar interessante para essas marcas é preciso de muita estratégia e um bom trabalho diário.

Se você, assim como eu já estive, esta perdido(a) e não faz ideia de como ser um digital influencer no Instagram, fica comigo até o final, pois eu separei 5 dicas que vão te fazer começar com o pé direito nesse mundo de influencer.

1. COMECE ESCOLHENDO APENAS UM NICHO

Escolha qual é a parte do mercado que você quer influenciar.

Camila Coelho antes de ser capa da Revista CARAS e disseminar seu lifestyle pelas revistas mais famosas do mundo, falava APENAS, UNICAMENTE, NADA MAIS, do que Maquiagem.

Comece pequeno, com um nicho específico. Quando se tornar referência nele, você poderá ampliar, sair da sua zona de influência e partir para outras.

Hoje, você provavelmente influencia no máximo as pessoas próximas a você, não é amanhã que irá acordar com 10k de seguidores REAIS e ENGAJADOS.

Começar pela escolha de nicho vai ajudá-lo(a) a definir quais serão os conteúdos e a linguagem que vai usar. Sem essa definição, poucas pessoas podem se identificar com a sua forma de se comunicar.

2. MOSTRE SUAS HABILIDADES MAIS FORTES

A regra é clara: Não abro a boca para falar do que não sei, também não digito sobre o que não domino.

É praticamente impossível oferecer CONTEÚDO DE QUALIDADE sobre um assunto que você não domina.

Falar com superficialidade, sem domínio do conteúdo é a mesma coisa que não falar nada. Se as pessoas/seguidores perceberem que você não domina o assunto, não vão ver valor nenhum, começarão a pensar que você não acrescenta nada e.. bye bye.

Por isso, faça uma lista de 10 assuntos que você domina dentro do nicho que escolheu e crie conteúdos de valor sobre eles. 

Não tem erro.

3. FAÇA CONTEÚDO COM O MÁXIMO DE QUALIDADE QUE PUDER

Depois que você escolher seu nicho e descobrir suas habilidades fortes, chegou a hora de potencializar tudo isso.

Comece a produzir conteúdo que agregue valor para os seus seguidores.

Por ex, se você posta coisas sobre Musculação, seus seguidores querem aprender com você, querem saber o que você faz para ter melhor desempenho no treino, na dieta.

Não basta apenas tira foto sem camisa, suado (se você for homem), pois o máximo de influenciar que você vai conseguir é umas palminhas.

É preciso ir além, postar coisas como: Estou experimentando um suplemento novo, que está me dando o resultado X,Y e Z. Comecei a treinar em uma acadêmia tal e aqui os equipamentos são bons pois eu posso fazer meu novo treino direcionado para bíceps.. e o meu novo treino é..

Essa talvez seja a dica mais importante para que você se torne de fato um influencer no Instagram. Não esqueça, gerar conteúdo de qualidade é a única forma de atrair o publico dentro do seu nicho.

4. FIQUE POR DENTRO DO ALGORITMO, ELES MUDAM SEMPRE.

No começo, o feed do Instagram era cronológico, então as postagens eram exibidas para as pessoas na ordem em que eram postadas.

Hoje, há um algoritmo que estabelece o que deve aparecer no feed de cada usuário. Ele tem uma sequência de regras que avaliam, por exemplo:

  • a proximidade da pessoa que fez a publicação (família e amigos);
  • o grau de interação do usuário com a pessoa/marca que publicou;
  • cruza com os dados do Facebook (familiares, interesses etc);
  • tempo médio que o usuário permanece online na rede.
  • outros tão obscuros que nem o Marck Zuckemberg sabe direito..

Essas são algumas das regras do algoritmo do Instagram que tem o objetivo de priorizar a exibicação das suas publicações.

Por isso, siga muito.. muito mesmo a dica 3, para que seu conteúdo receba mais interações do seu nicho e seu perfil seja sempre bem "rankeado" e qualificado para quem se interessa pelo conteúdo.

5. FAÇA STORIES TODO SANTO DIA, VARIAS VEZES.

Muita gente fala que stories demais enche o saco, que as pessoas não gostam e blá blá blá..

Pensa comigo, não existe filme ruim, existe filme mal produzido. 

Titanic foi sucesso de bilheteria, arrastou uma multidão de gente para o cinema, para ver uma história longa de um filme que todo mundo já sabia que no final o navio ia afundar.

Sabe por que? Porque foi bem produzido.

Então quando fizer stories, faça stories bem produzidos, legais, que sejam interessante para seu nicho (não para sua melhor amiga invejosa que só sabe reclamar de tudo que você faz)

Outro exemplo pra finalizar essa dica:

Quando a série não é do seu interesse, você não assiste nem meio episódio. Agora, se for de algo que você gosta, é capaz de se trancar em casa final de semana inteiro maratonando sem ver a luz do dia.

Dúvida? De a opção para um médico assistir The Office ou Dr. House, veja qual ele assiste mais tempo.. depois volta aqui e me conta.

Portanto, use o stories. Recentemente o Instagram soltou uma nota oficial dizendo que os stories tem apresentado maior nível de engajamento do que as postagens no feed.

Para bom influencer, meio comunicado do Instagram basta.

Bom, agora que você já leu as 5 dicas acima eu vou te dar uma dica BONUS, por você ter chego até aqui, pois todo esforço precisa ser recompensando.

DICA BÔNUS INFALÍVEL: USE O DEDO

Muitas pessoas optam por comprar seguidores. O que é uma loucura, pois hoje é muito fácil descobrir quem tem seguidores fantasmas ou não.

Basta alguns cliques no IG Audit e pronto, a mascara caiu.

Entenda uma coisa MUITO IMPORTANTE:

O Instagram é uma RE-DE SO-CI-AL, e isso quer dizer que ela foi feita para socializar.

  • Se você não socializar, seu engajamento vai diminuir.
  • Se você ficar dias sem postar, seu engajamento vai diminuir
  • Se você comprar seguidores, seu engajamento vai diminuir
  • Se você não curtir postagens, seu engajamento vai diminuir
  • Se você não responder comentários, seu engajamento vai diminuir

E a regra é simples: SEM ENGAJAMENTO = SEM INFLUÊNCIA.

Números de seguidores não significam muita coisa, a não ser números.

Se você quer aumentar seu engajamento, faça isso no dedo.

Repita comigo: HASHTAG NO DEDO.

Reserve um tempo do seu dia para curtir coisas relacionadas ao seu nicho, comentar, curtir, compartilhar, enviar direct, etc.. socializar dentro do nicho que você escolheu.

Isso vai fazer você ser visto. Quem não é visto, não é lembrado.

Com o tempo suas fotos irão receber mais comentários, mais curtidas, seus stories serão mais vistos e as marcas irão notar que você existe
 

Gostou das dicas? Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo e vamos nos ajudar.

Pessoas precisam de pessoas e eu preciso de você.

Abraços!

Academia Do Influencer
Guilherme Costa
Guilherme Costa Seguir

Utilizo as redes sociais para causar impacto positivo na vida das pessoas. Administrador PUCPR. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios. MBA em Marketing Político, Comunicação e Planejamento Estratégico.

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