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3 previsões fortíssimas para redes sociais em 2020

3 previsões fortíssimas para redes sociais em 2020

Prever o futuro das redes sociais pode ser muito legal. Plataformas emergentes, patentes seguras, novas táticas e mudanças demográficas são apenas alguns aspectos a se considerar quando o assunto é previsões.

 

Então, o que está vindo por aí nas redes sociais, quando as olhamos pensando num futuro próximo? 

 

O Google incorpora “social” em suas pesquisas

 

Em abril deste ano, o Google+ teve suas atividades encerradas. Com o fim do G+, o que podemos esperar do Google, como um próximo passo?

 

Penso que o Google pode desistir de criar uma rede social e incorporar abertamente as redes sociais existentes em seu algoritmo de busca.

 

Por 10 anos, o Google discute se os aspectos sociais influenciam a pesquisa. Especialistas em SEO especularam como o SEO e os serviços de marketing de mídia social funcionam juntos. Em 2020, veremos o "índice social" começar a personalizar as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

 

O Google recebeu a patente 9632972, que descreve um processo para identificar um usuário influente em uma comunidade social. A patente descreve como uma pontuação do influenciador seria determinada para um tópico específico e seu alcance.

 

A empresa ainda não conseguiu o direito social. Ao incorporar o social nas pesquisas, 2020 será o ano em que as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa se tornarão ainda mais fortes.

 

As plataformas sociais de nicho se expandem

 

Em 2008, o Facebook e o Twitter eram essencialmente as únicas plataformas sociais que importavam para as marcas.

 

Em 2019, o número de "plataformas importantes" aumentou. Instagram, Pinterest, LinkedIn, dentre outras agora exigem tempo e atenção de uma marca.

 

Em 2020, as plataformas sociais de nicho crescerão. Existem algumas coisas que impulsionarão mais a adoção de novas plataformas de nicho:

 

• Acessibilidade internacional à Internet. Mais pessoas terão acesso à Internet. Como resultado, redes sociais mais localizadas aparecerão.

 

• Conteúdo gerado pelo usuário na pesquisa. Mais conteúdo gerado pelo usuário de sites sociais como Reddit, Quora, Stack Exchange e Twitter aparecerá nos resultados de pesquisa do Google. A exibição nos resultados de pesquisa incentiva marcas, profissionais de marketing e usuários a participar mais desses sites de nicho devido à maior visibilidade.

 

Mais pessoas tendo acesso à Internet e mais visibilidade para redes de nichos impulsionará a expansão de sites sociais pouco conhecidos e ainda a serem criados.

 

As ferramentas de compartilhamento social se tornam gratuitas ou mais valiosas.

 

O Google pode eventualmente oferecer uma ferramenta de agendamento de mídia social gratuita. Faz sentido. Eles receberiam o que desejavam: mais dados de mídia social e atividades de compartilhamento.

 

Se eles oferecerem uma ferramenta de agendamento gratuita e se outras plataformas de mídia social melhorarem suas ferramentas de agendamento, as ferramentas de agendamento existentes precisarão se tornar mais valiosas para justificar suas despesas.

 

Uma oportunidade em que as ferramentas de agendamento poderiam agregar mais valor? Recomendações.

 

Dada a ascensão de plataformas de nicho, o trabalho de um profissional de marketing de mídia social se torna cada vez mais complexo. Eles são confrontados com a questão de "Como e onde promover?"

 

Uma ferramenta de agendamento com alguma inteligência artificial integrada ajudaria a facilitar o trabalho de um profissional de marketing, recomendando plataformas e grupos específicos para o compartilhamento de conteúdo. Por exemplo, um conteúdo sobre opções de entretenimento em San Diego pode sugerir o compartilhamento no subreddit sandiego.

 

Acho que veremos essa evolução nas ferramentas de agendamento, à medida que mais ferramentas gratuitas das principais empresas aparecerem.

 

O que mais está reservado para as mídias sociais?

 

Existem várias outras tendências acontecendo com o social que podem surgir em 2020:

 

• Defendendo a privacidade e reduzindo o compartilhamento de informações com terceiros (paywall) que revendem dados

 

• A redução do alcance social orgânico das empresas para aumentar a receita publicitária de empresas de mídia social negociadas em bolsa

 

• Pagamentos, jogos e integração das mídias sociais em nossas vidas diárias

 

O que vem a seguir para o social? Quais são as ações de empresas como o Facebook e o Google nos dizendo? Quais tendências os usuários de mídia social estão definindo?

 

Embora as previsões sejam apenas especulativas, uma coisa é certa: 2020 será um ano interessante para ver como a mídia social evolui.

Traduzido e adaptado do portal da Forbes 

 

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