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3 passos para calcular o seu ROI em campanhas com digital influencers

3 passos para calcular o seu ROI em campanhas com digital influencers

De acordo com o State of Influencer Marketing Report realizado neste ano, 80% das empresas afirmaram ter investido em Marketing de Influência no último ano. No entanto, não são todas as empresas que, de fato, acompanham qual foi o ROI proveniente dessas campanhas realizadas com influencers.

 

Mas afinal, o que é ROI?

 

A sigla se dá a partir da sentença Return over Investment, ou seja, retorno sobre investimento. Com esse cálculo, uma empresa consegue entender a que passo vão seus investimentos, se eles geraram resultados positivos ou negativos. Calcular o ROI de sua empresa é imprescindível para que decisões futuras sejam tomadas.

 

Neste artigo, você poderá conferir um passo a passo sobre como realizar esse cálculo de maneira que suas próximas campanhas se tornarão cada vez mais assertivas!

 

Passo 1: Estabeleça metas de campanha para um rastreamento exato

 

O primeiro e um dos passos mais importantes em qualquer campanha feita com influenciadores digitais é estabelecer metas e objetivos. Defini-los ajudará você a escolher com qual tipo de influenciadores digitais você deve trabalhar, quais tipos de conteúdo serão criados e de que maneira esse conteúdo será distribuído.

 

Confira aqui algumas possíveis metas para a sua campanha:

 

Aumentar o conhecimento da marca

Alcançar novos públicos

Melhorar o relacionamento da marca

Aumentar as vendas

Aprimorar a reputação da marca

 

 

No entanto, esses são objetivos de marca. Para criar uma campanha de influência com êxito, é necessário ir um pouco além. Estabeleça objetivos menores e melhores relacionados ao seu produto ou serviço.

Passo 2: Defina métricas para mensurar o desempenho de sua campanha

 

Com os seus objetivos estabelecidos, você precisará de métricas para poder avaliá-los posteriormente. Objetivos bem escolhidos devem:

 

Ser específicos. Se seu objetivo é aumentar a receita, por exemplo, defina quantos reais ela deve crescer ou percentual desse crescimento.

 

Defina uma linha do tempo. Você pode acompanhar o aumento do tráfego dentro de duas semanas após o lançamento, por exemplo.

 

Ser alcançáveis. Sua campanha com influenciadores está fadado ao fracasso se seu critério para determinar seu sucesso não for realista!

 

Vale lembrar que você não precisa escolher uma única métrica para entender se você atingiu os seus objetivos. Vamos dizer que o objetivo de sua campanha é aumentar o conhecimento sobre a sua marca, por exemplo. Suas métricas de desempenho podem incluir número de impressões, cliques, menções à marca, crescimento de seguidores, aumento no envolvimento da marca etc.

 

Se você não tem certeza sobre quais métricas escolher, dê uma olhada nos que os outros profissionais de marketing estão utilizando. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linqia, o engajamento é a métrica mais usada em campanhas de marketing com influenciadores (citada por 90%). A maioria dos profissionais de marketing também usa cliques (59%), impressões (55%) e conversões (54%). Outras métricas, como alcance e vendas de produtos, também são populares.

 

 

Passo 3: Desenvolva metas de performance para influenciadores digitais individualmente

 

É importante saber quais influenciadores estão contribuindo e quais estão ficando para trás quanto às suas expectativas. Assim, você poderá focar apenas no que funciona, cortando recursos em performances baixas.

 

As metas individuais do influenciador devem se alinhar às metas da sua campanha. Digamos, por exemplo, que o seu principal objetivo da campanha seja gerar uma certa receita dentro de um determinado período de tempo. Uma meta de influenciador individual detalharia a quantia mínima que ele geraria dentro desse prazo.

 

As métricas de influenciadores individuais incluem:

 

Impressões totais

Número de cliques na página de destino ou site

Taxa média de engajamento

Conversões de clientes

Quantidade de conteúdo gerado pelo influencer

Receita

 

Com esses dados, você pode avaliar o desempenho ou o impacto de cada influenciador e tomar decisões informadas sobre como usá-los (ou não) no futuro.

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